Troca de experiências Brasil e Argentina

08/06/2018 15:25

No período de 21 a 25/05/2018, a equipe da Coordenadoria de Avaliação e Apoio Pedagógico (CAAP) recebeu a gestora María Inés Fares, da Universidade Nacional de Cuyo (UNCUYO), de Mendoza,  Argentina. Mané, como prefere ser chamada, é Diretora de Ingresso, Permanência e Egresso da Secretaria Acadêmica de UNCUYO.

A gestora veio para a UFSC com o apoio do Programa Escala Gestores y Administradores, promovido no âmbito do acordo de cooperação internacional entre a UFSC e a AUGM. O objetivo com o intercâmbio foi conhecer os programas de assistência estudantil e apoio pedagógico da UFSC, em especial o Programa Institucional de Apoio pedagógico aos Estudantes (PIAPE) e o Programa de Formação Continuada (PROFOR), desenvolvidos pela CAAP.

Além da equipe da CAAP, Mané teve a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pelos demais setores da PROGRAD, pela SAAD, pela COAES/PRAE, pelo Ambiente de Acessibilidade Informacional da Biblioteca Central, pelo Colégio de Aplicação, pelo Núcleo de Desenvolvimento Infantil – NDI e pelo MArquE. Também pode conhecer o projeto “Este lugar também é seu: uma contribuição para a permanência dos estudantes indígenas na UFSC”, coordenado pela Pedagoga Dalânea Cristina Flôr.

María Inés coordena, na UNCUYO, o Programa TRACES (Trayectorias Académicas Estudantiles), que engloba  ações de acompanhamento aos estudantes e de formação aos docentes daquela universidade, semelhantes às efetuadas pela CAAP.

Foi uma semana de intensa troca de conhecimentos e experiências.