Cursos

Orientações para a participação no Programa de Formação Continuada – PROFOR :

O PROFOR divulga, anualmente, o Edital de Levantamento das Necessidades de Capacitação dos docentes da UFSC. Compete as Unidades de Ensino realizar o levantamento das necessidades de capacitação de sua unidade considerando os objetivos do PROFOR, as demandas de seus professores e as necessidades da instituição;

O resultado deste Levantamento será considerado para a construção do Cronograma Anual de Atividades de Aperfeiçoamento do PROFOR.

As inscrições para os cursos do PROFOR devem ser realizadas no Sistema Gestor de Capacitação – SGCA. Os servidores deverão se cadastrar nesse sistema e, após o cadastro, deverão acessar o SGCA, com frequência, para acompanhar a abertura de cursos e realizar suas inscrições. Os cursos do PROFOR estão disponíveis no final da página da “Programação Atual”.

Alguns cursos têm mais inscritos que o número de vagas disponíveis. Para estes casos informamos que o critério de seleção é a data de ingresso do docente na UFSC. Os professores que ingressaram antes na universidade terão prioridade de participação nos cursos, pois estão mais próximos de finalizar o estágio probatório. Para os cursos que realizarmos processo seletivo, haverá lista de espera e chamaremos à medida que houver desistência.

O PROFOR poderá atender aos docentes estáveis que, voluntariamente, queiram participar das atividades de aperfeiçoamento com o objetivo de capacitação, podendo utilizar a carga horária destas atividades para a progressão funcional.

Serão aprovados nos cursos do PROFOR os professores que obtiverem frequência igual ou superior a 75%. Nos cursos semipresenciais e à distância a frequência também será contabilizada por meio das atividades realizadas.

Validações de cursos:

A Resolução Normativa n° 51/ CUn/2015 prevê que o professor pode cursar 32 horas de cursos em outros Programas de Formação, as quais devem ser validadas pela CAAP.  Essa carga horária é passível de validação mediante a entrega dos certificados e dos formulários de validação de cursos do PROFOR.

No certificado deve constar a carga horária do curso/evento (no mínimo 4 horas), o professor deve ser participante (não ministrante, palestrante ou organizador) e o curso/evento deve ter sido realizado após o ingresso do docente no cargo.

Serão validados cursos/eventos que estejam diretamente relacionados a área de atuação docente, ou seja, cursos relacionados a área pedagógica, a área de conhecimento do docente e a área de Gestão Universitária (coordenação de curso e chefia de departamentos).

Contatos do PROFOR:

Telefone: 3721- 8307

E-mail: profor@contato.ufsc.br

Localização: Sala da Coordenadoria de Avaliação e Apoio Pedagógico (CAAP), Pró-Reitoria de Graduação – Prédio Reitoria I.

Nos campi fora de SEDE, os professores também poderão obter informações sobre o PROFOR pelos seguintes contatos:

Araranguá – Claudio Michel Poffo –   3721-6966

Blumenau – Zenira Maria Malacarne Signori –  3721- 3358

Curitibanos – Cleuza Mazuco –  3721-6271

Joinville – Jamile Fantin – 3721-2194